Em 2022, completamos três décadas de trajetória. Para comemorar essa jornada, unimos nossa visão de marca, cultura e negócios para refletir sobre tudo que construímos e conquistamos nos últimos anos. Com apoio da consultoria Interbrand, revisitamos nosso posicionamento institucional para nos conectar ainda mais ao nosso propósito.
Foi um tempo de fortalecer valores e pavimentar as bases para que os próximos 30 anos sejam de crescimento e evolução, com nossas pessoas e clientes no centro das prioridades e um compromisso essencial: continuar gerando oportunidades para todos.
Um propósito que envolve buscar a excelência, sempre com um olhar integrado para o negócio e o desafio dos clientes.
“Nós impulsionamos transformações. Acreditamos que devemos devolver à sociedade o que ela nos oferece e contribuir para seu progresso contínuo. Nosso propósito é promover um impacto positivo por meio da evolução das atividades jurídicas”
“É fundamental para nós construir relações de confiança e ser um parceiro estratégico que ofereça soluções jurídicas inovadoras para demandas complexas”
Para entregar as melhores soluções aos nossos clientes, precisamos, antes de tudo, investir, manter e reconhecer um time forte, afinal, acreditamos que negócios de alta performance são construídos a partir da valorização das relações humanas e do potencial que cada um tem de expressar o seu conhecimento, colaborar e fazer parte da inovação.
Os profissionais são personagens ativos da transformação da cultura e de como a vivenciamos no dia a dia. Por isso, o engajamento dos líderes foi fundamental para o sucesso do lançamento do nosso posicionamento. Fizemos encontros, workshops e discussões com o grupo em diversas etapas do processo. Nossos profissionais foram os primeiros a conhecerem nossa campanha e a evolução da identidade visual, agora mais moderna. Para que tivessem acesso rápido às informações, criamos um hub interno com as principais informações sobre a mudança.
O novo posicionamento também reforça a diversidade. A sócia Glaucia Lauletta ressalta que queremos continuar desenvolvendo nossos talentos, inspirando o mercado e olhando além do setor jurídico.
“Uma marca forte se constrói de dentro para fora, valorizando, engajando e ouvindo sempre seus profissionais. Em um mundo de transições rápidas, nosso escritório precisa liderar transformações. E isso só será possível por meio das nossas pessoas”
“Com equipes diversas, nossos profissionais têm mais oportunidades e nossos clientes têm acesso a soluções mais criativas, baseadas em experiências, demandas e pontos de vista variados. Acreditamos que o escritório deve refletir o potencial dos indivíduos que compõem nosso negócio, expandindo fronteiras e possibilidades”
Para inaugurar essa nova fase, criamos, em parceria com a consultoria Interbrand e a agência África, uma campanha de comunicação pioneira no mercado jurídico nacional, com peças protagonizadas por nossos profissionais e publicadas em jornais, veículos online e redes sociais.
Para a produção das fotos, o convidado foi Bob Wolfenson, retratista reconhecido pelo estilo humanizado e realista. Uma das principais peças lançadas foi nosso manifesto em vídeo, que reúne os profissionais fotografados e traz as principais mensagens do posicionamento.
“A campanha refletiu nosso pioneirismo, a essência do Mattos Filho e o que almejamos ser. Um lugar em que reunimos os melhores talentos para que se tornem protagonistas das transformações que desejamos inspirar”
Acompanhando a evolução da marca, o site do Mattos Filho e o Único, nosso portal de notícias, foram modernizados, oferecendo uma experiência de navegação ainda mais fluída, intuitiva e acessível. Para que os públicos externos conhecessem o novo posicionamento, lançamos uma página especial sobre os próximos 30 anos. Além disso, o Relatório anual 2021 foi totalmente produzido com base nos conceitos do novo posicionamento e trouxe ao mercado mais detalhes sobre a nossa atuação.
Nas redes sociais, lançamos a série “Marcos de transformação”, com postagens semanais sobre fatos marcantes e a trajetória do escritório, como o pioneirismo na advocacia pro bono, no modelo de governança e remuneração e na produção do Relatório anual, que traz nossos dados financeiros, em compromisso com a transparência. Falamos, também, sobre a criação, em 2018, do pilar racial em nosso Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão e de nossa universidade corporativa, lançada em 2011. Os conteúdos tiveram números expressivos: mais de 19 milhões de impressões e 45 mil interações, entre reações, comentários, compartilhamentos e cliques.
Os anúncios em veículos online sobre o novo posicionamento também atingiram resultados notáveis: chegamos à marca de 40 milhões de impressões, além dos mais de 55 mil acessos aos nossos endereços virtuais.
A campanha foi premiada por importantes associações do mercado. Fomos os vencedores regionais (SP) na categoria “Marca” da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a mais importante associação de Comunicação Empresarial do país, e vencedores nacionais na categoria “Publicação especial” com a edição do Relatório anual em comemoração aos nossos 30 anos. Além disso, recebemos o reconhecimento da primeira edição do prêmio DNA/Fenalaw com o case sobre o nosso novo posicionamento na divisão de Marketing.
Promover impacto positivo por meio da evolução das atividades jurídicas
por Bob Wolfenson