O ano de 2022 foi marcado por uma maior diversificação nas áreas a que atendemos ao redor do mundo, o que expressa o crescente reconhecimento de nossa capacidade colaborativa e full-service também no exterior. Nossa estratégia internacional – aliada a um cenário de crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e o maior investimento estrangeiro no país em dez anos – refletiu no aumento de demandas de antigos clientes e novos atendimentos.
Ao lado das práticas de Societário/M&A e Mercado de capitais, responsáveis por, historicamente, consolidar nossa reputação e tradição em diferentes países, acompanhamos a crescente evolução na área de contencioso, especialmente no apoio a clientes de tecnologia.
A partir da sede do Mattos Filho em Nova Iorque, temos alcançado outros países como o Canadá. Na Europa, partindo de nosso escritório em Londres, chegamos a países como França, Espanha, Alemanha, Bélgica e Holanda, entre outros.
Nesse cenário, nossos grupos de países, formados por sócios e advogados com conhecimento da cultura local, ganharam ainda mais força. Eles permitem ao escritório se aproximar de empresas com papel importante globalmente e de instituições estratégicas, como câmaras de comércio e associações, impulsionando o relacionamento em diversas regiões.
O escritório participa das diretorias de câmaras como a alemã, espanhola, francesa, britânica e americana, bem como de comitês setoriais e fóruns estratégicos, nos quais é representado por profissionais com uma carreira sólida, profunda vivência no Direito e experiência global altamente qualificada. Nesses espaços de contatos e discussão de tendências nos mais variados setores, somos extremamente ativos. Propomos temas de elevada repercussão jurídica, construímos relacionamento duradouros e de confiança, fortalecemos negócios e incentivamos o desenvolvimento social.
Nossa atuação internacional demonstra o potencial que os profissionais do escritório têm de estabelecer um relacionamento de forma coesa e fluida. Em um mundo reforçado por negócios de natureza globalizada, esse aspecto ficou evidente quando reunimos nossos grupos de compliance, direito penal e concorrencial em um trabalho dedicado a investigações corporativas para um cliente americano, em assuntos de natureza cross-border.
O período se destacou ainda pela participação que tivemos em aquisições nos setores agrícola e químico, ambos com alto potencial de inovação e investimento no país. Em regulatório, assim como em outras áreas, atuamos em conjunto com escritórios parceiros no exterior, estreitando, ainda mais, nosso relacionamento para atender a demandas dos clientes de forma integrada.
Ao mesmo tempo, os clientes estrangeiros nos procuraram diretamente para consultas em áreas distintas, como tecnologia, proteção de dados e trabalhista. Nesta última, um dos destaques foi a profunda análise de um caso de layoffs para uma organização multinacional, processo que se tornou recorrente em alguns segmentos em 2022, que precisaram repensar a gestão de seus modelos.
“O Mattos Filho se consolida como referência em um número cada vez maior de regiões, países e práticas, fruto da confiança em nossa experiência e da solidez dos relacionamentos que construímos. Se antes havia maior foco em M&A, com o tempo, houve uma expansão para todas as demais práticas do escritório. Um movimento que expõe para o mundo nossa capacidade de atendimento multidisciplinar, coeso e colaborativo, em consonância com o padrão e a complexidade que o cliente global exige”
“Nossos braços nos EUA e na Europa nos permitem manter relacionamentos próximos com clientes e escritórios, câmaras de comércio e outras instituições em diversas localidades, expandindo as interações e fortalecendo nossa representatividade. A conexão do Mattos Filho com clientes e parceiros no exterior, que consideram o mercado brasileiro estratégico, mostra o quanto essa articulação transfronteiriça impulsiona em termos de resultado para as empresas”
Nossas parcerias com instituições internacionais reconhecidas como centros de excelência no estudo do Direito oferecem uma oportunidade única de transformar a vida e promover a evolução da carreira de nossos profissionais e de profissionais do mundo todo por meio da educação e do conhecimento.
As parcerias são ferramentas importantes para quem busca se diferenciar no mercado, alinhando-se com os valores do Mattos Filho, no incentivo ao desenvolvimento de pessoas, trazendo insights profundos sobre gestão de negócios, governança, tecnologia, modelo de trabalho, prática da advocacia e outros temas.
Conheça alguns projetos realizados em 2022
Fordham Law School: a segunda edição da parceria com a Universidade de Fordham, nos EUA, para o curso “Structural Issues in Law Firm Management”, contou com 13 aulas e a participação de mais de 160 alunos de países como Argentina, México, Peru, Chile, Estados Unidos, Itália, Espanha, Rússia e Coreia do Sul, ao lado de colegas brasileiros.
Nesse ano, foram organizados dois eventos presenciais, um na própria universidade e outro convidando os alunos a conhecer nosso escritório em Nova Iorque. As aulas fomentam o networking e proporcionam uma visão ampla e integrada sobre aspectos fundamentais na gestão de escritórios de advocacia.
Trilha do saber internacional e Uniweek: iniciativas que têm objetivo de apresentar o trabalho de algumas das principais instituições de ensino internacionais aos profissionais do Mattos Filho e disseminar o conhecimento. Na Trilha do saber, professores de sete universidades, como as de Chicago, Harvard e Columbia, propiciaram a troca de informações sobre diferentes temas do Direito.
A Uniweek ofereceu uma semana de encontros com representantes de renomadas instituições estrangeiras para tirar dúvidas sobre programas de LL.M. e introduzir nossos advogados em capacitações com a chancela internacional.
Um dos diferenciais encontrados por multinacionais que escolhem criar laços com a América Latina é o poder local de transformar inúmeros obstáculos em potenciais oportunidades de desenvolvimento para pessoas e organizações. Com frequência, muitos dos investidores, quando começam a pensar em desembarcar em território brasileiro ou em países vizinhos, costumam analisar a região de maneira integrada.
Em um cenário historicamente receptivo ao investimento e à atuação de players internacionais, utilizamos a presença estratégica do Mattos Filho no Brasil e o profundo conhecimento de nossos profissionais sobre a cultura do continente para atuar como um hub de informações, negócios e serviços.
Nosso escritório está imerso no cenário latino-americano para além das fronteiras do Brasil. Em 2022, realizamos grandes operações relacionadas a segmentos como óleo e gás, energia e equipamentos médicos. Também se ampliou no radar dos clientes o potencial regional de recursos minerais e biodiversidade. Entre as práticas, destacaram-se as áreas transacionais, de infraestrutura e regulatório.
“O Mattos Filho se articula com diversos escritórios de primeira linha latino-americanos, auxiliando os clientes na expansão de suas atuações em toda a região. Ainda que haja na América Latina nações com características específicas, suas semelhanças culturais e de contexto geopolítico, assim como nossas conexões com escritórios relevantes nesses países, contribuem para que os clientes trilhem um caminho sólido na ampliação de seus negócios entre as fronteiras”
Como o país de maiores dimensões e a economia mais forte do continente, o Brasil ainda conta com outros diferenciais, em um papel que se reflete além do jurídico.
As questões similares enfrentadas por cada um dos países da região – relativas à equidade racial e de gênero, meio ambiente, educação, direitos humanos, acesso à Justiça e outros temas – tem motivado escritórios parceiros latino-americanos a nos procurar com maior frequência para entender como podem implementar iniciativas nesses campos; engajar-se em compromissos, como a Net Zero Lawyers Alliance e a Law Firm Antiracist Alliance; e fortalecer sua atuação ESG (relacionadas a questões do meio ambiente, sociais e de governança).
“A diversidade é parte do nosso DNA, constrói nossa cultura, delineia nossa força de trabalho, como a gente atua no mercado e atende clientes. Tudo isso transparece em uma forma de atuação muito ética, inclusiva, responsável e cidadã, na maneira como construímos pontes e evoluímos”, completa Paula.