Nossas pessoas

Uma nova gerência para fortalecer o foco em pessoas

Buscando construir um ambiente de trabalho cada vez melhor e entendendo que nossos talentos são parte fundamental do sucesso do escritório, criamos a nova gerência de Saúde, Ambiente e Compliance. As áreas compreendidas na nova gerência já eram de extrema importância dentro do escritório, mas, ao posicioná-las sob uma única gestão, geramos mais sinergia e assertividade em nossa atuação.

No tema de saúde e bem-estar, estão o Mind, nosso programa voltado à saúde mental, o DH Saúde, equipe interna para atender os profissionais em qualquer questão relacionada à saúde mental e física; o DH in touch, acolhimento por meio de conversas sobre temas pessoais e profissionais, e o Mattos Filho Bem-Estar, conjunto de iniciativas para estimular a busca por um estilo de vida equilibrado, com patrocínio para inscrição em corridas e convênio em academias.

Na nova gerência, tratamos também o tema de “Carreira e ambiente”, com ações voltadas à orientação sobre relações trabalhistas, saúde e segurança do trabalho, carreira e benefícios, programas internacionais com foco em capacitação e trilha de gestão de pessoas.

E a parte de Diversidade, Equidade e Inclusão contempla nossas iniciativas e grupos de afinidade organizados para promover a pluralidade e um ambiente de trabalho equânime e acolhedor.

Veja mais iniciativas no capítulo 8

Dentro de uma atmosfera de transparência e acolhimento, oferecemos um cuidado para a saúde e bem-estar de nossos profissionais, disponibilizando e aprimorando nossos canais de escuta.

A frente de compliance contempla o Programa de Integridade – conjunto de medidas composto, entre outras, por políticas internas e processos de gestão, que estruturamos em um ambiente dedicado a coibir práticas que atentem contra a lei, a ética e os direitos humanos.

“O Mattos Filho se diferencia por essa abordagem humana sobre tudo aquilo que os profissionais podem precisar. Por isso, mais do que criar canais, estratégias e ferramentas de gestão de pessoas, desejamos construir um espaço onde elas se sintam à vontade para se expressar e saber que estão sendo ouvidos, onde tenham a segurança de que os temas sinalizados serão acompanhados com responsabilidade e devidamente tratados para constituir um ambiente saudável e acolhedor, da comunicação e do diálogo”

Adriana Toffetti
Gerente sênior de Saúde, Ambiente e Compliance

Mind: Diálogo e escuta ativa em busca de equilíbrio e desenvolvimento

O modelo híbrido de trabalho trouxe diferentes oportunidades de evolução ao Mind, nosso programa de saúde mental, criado em 2019, ainda antes da pandemia de Covid-19.

O “Diálogos Mind”, por exemplo, com seus encontros mensais sobre hábitos que priorizem saúde e equilíbrio, inovou na parceria com a The School of Life. A organização global especializada em desenvolver inteligência emocional pela cultura ajudou a promover um ambiente seguro de fala, aprendizado e troca de experiências.

Em paralelo, passamos a contar com mais integrantes no time dedicado a coordenar as atividades do Mind, que incluíram telepsicologia e acompanhamento individual, bem como sessões de meditação guiada, entre outros.

Além disso, lançamos o grupo de afinidade do Mind. Se o programa é dedicado à saúde mental individual de cada profissional, o grupo de afinidade foca no coletivo.

Seu objetivo, portanto, ao reunir e acolher profissionais que tenham ou convivam com quem têm questões de saúde mental, é discutir o tema de modo amplo e aprofundado, contribuindo para a criação de uma cultura organizacional de cuidado. Além disso, o grupo pretende compartilhar informação a respeito do tema para combater o estigma e promover o cuidado de uns com os outros como uma responsabilidade coletiva.

Flexibilidade, bem-estar, eficiência e conexão como características essenciais para a atuação híbrida

No ano que marcou a volta ao escritório no modelo híbrido, reforçamos o foco no desenvolvimento de nossos talentos e na sua readaptação à essa nova fase. Celebramos os encontros e reencontros e, dia a dia, focamos – mais uma vez – nas necessidades de nossos profissionais.

A integração entre trabalho presencial e online foi guiada pelo Conecta, programa criado durante a pandemia e pautado, sobretudo, por flexibilidade, bem-estar, eficiência e conexão. As iniciativas permitiram que o retorno presencial ao escritório ocorresse de maneira tranquila e segura tanto para nossos profissionais quanto para os clientes, que desfrutam de mais opções de atendimento às suas demandas – com a excelência de sempre.

Até o retorno ao trabalho presencial, realizado em março, diversas ações, entre elas a produção de materiais informativos, foram realizadas para que os profissionais pudessem ter a melhor experiência nesse importante momento na história do Mattos Filho. Além do retrofit em ambientes dos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e da instalação de lockers para uso dos profissionais, o Conecta promoveu, na nossa sede, a modernização da biblioteca e a reforma de um dos andares de trabalho, utilizando o conceito open space para proporcionar um ambiente mais interativo e colaborativo. Também adotamos um sistema para reserva de posições de trabalho em todos os escritórios, permitindo mais flexibilidade na escolha de lugares e nas trocas diárias entre as equipes. Além disso, as salas de reunião ganharam novos equipamentos tecnológicos para a realização de conferências por áudio e vídeo.

Os primeiros dias presenciais contaram com a distribuição de kits para o trabalho remoto e a realização de ações especiais de boas-vindas para integrar os times.

Ao longo do ano, o Conecta promoveu pesquisas para entender a percepção dos profissionais com relação ao trabalho híbrido e quais melhorias poderiam ser feitas a curto, médio e longo prazos. Em dezembro, o programa lançou mais uma iniciativa: o Conecta Em Qualquer Lugar, permitindo que todos os profissionais elegíveis ao modelo híbrido pudessem atuar de forma 100% remota durante o período de festas.

“Com a adoção do modelo híbrido no retorno aos escritórios, fomos capazes de acolher um tema tão importante como a flexibilidade, mas sem deixar de prestigiar a presença física, algo fundamental porque a gente lida, sobretudo, com pessoas. Ao enxergar como o nosso cliente quer ser atendido e, ao mesmo tempo, entender as necessidades das nossas equipes, tivemos, então, o balanço de dois mundos: a eficiência da atuação remota e o prestígio da atuação presencial”

Renata Maiorino
Diretora de Desenvolvimento humano

Transparência e compliance

No Mattos Filho, o Programa de Integridade é dividido em três pilares: código de conduta e ética; ouvidoria e canal de denúncias; e segurança da informação e proteção de dados.

Desde a nossa fundação, estivemos comprometidos em pautar nossas iniciativas internas e externas em princípios íntegros e em conformidade com a ética e a transparência. Em 2022, uma das ações nesse sentido foi o desenvolvimento de um questionário para fornecedores e prestadores de serviço com o objetivo de avaliar seu grau de transparência, trazendo a segurança de que aqueles com quem nos relacionamos também estão alinhados às melhores práticas de mercado.

Para nós, o compliance é, acima de tudo, uma questão de cultura, processos e treinamentos. Nesse ponto, utilizamos periodicamente nossos canais de comunicação para divulgar atualizações sobre o tema. Durante todo o ano, passamos aos nossos profissionais informações concretas de como lidar com o compliance no dia a dia. Fizemos reportagens sobre as eleições, demos um histórico com uma linha do tempo sobre o combate à corrupção no Brasil, divulgamos os conceitos de integridade corporativa, entre outros. Tudo isso, sempre deixando ao profissional a possibilidade de tirar dúvidas, entrar em contato com o Comitê de Ética e Conduta do escritório, facilitando, inclusive, o acesso às nossas políticas de transparência e integridade.

“Nossos profissionais estão cada vez mais familiarizados com as ferramentas de compliance, sentindo-se seguros para utilizar os canais que têm disponíveis. À primeira vista, entende-se o compliance na frieza das normas, das políticas e dos códigos. Uma análise mais profunda nos permite identificar que ele é mais do que isso. É muito humano. Sua maior virtude é aproximar as pessoas por meio da confiança, da transparência, da ética, esses conceitos fundamentais para o funcionamento do escritório e da sociedade”

Marcelo Mansur
Sócio e membro do Comitê de Ética e Conduta

Porta-vozes
deste capítulo

Adriana Toffetti
Gerente sênior de Saúde, Ambiente e Compliance
Fabio Romero
Diretor financeiro e de Operações
Nilton Mattos
Sócio
Renata Maiorino
Diretora de Desenvolvimento humano
Thiago Sombra
Sócio