Nossas pessoas

Olhar constante para o desenvolvimento das próximas gerações do escritório

Em 2022, fortalecemos nossos laços e reforçamos a ideia de que as pessoas, em toda sua pluralidade, são o que mais importa e o maior valor de nosso escritório: elas estão no centro do negócio. Com esse olhar, atualizamos alguns de nossos programas e implementamos novidades e iniciativas que priorizam a busca pelo bem-estar.

Nosso principal programa de estágio, o Jovens talentos, passou por mudanças significativas em sua estratégia, com o propósito de pautar reflexões sobre o atual modelo de estágio adotado em nosso país e, com isso, impulsionar transformações para além do mercado jurídico. Buscamos aprimorar ainda mais a formação dos futuros advogados, reconhecendo que essa experiência representa o ponto de partida para suas carreiras profissionais.

Os estudantes tiveram sua jornada reduzida de seis para cinco horas de trabalho diário em formato híbrido. Para garantir que eles possam se dedicar integralmente ao seu desenvolvimento profissional, as horas de estágio deixaram de ser cobradas dos clientes, a exemplo do que é praticado por escritórios norte-americanos e europeus.

Criamos uma licença exclusiva para que eles possam se preparar para as provas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e garantimos assentos em um comitê de sócios dedicado a acompanhar o programa. O JT agora também conta com vagas afirmativas, o que reforça o nosso compromisso com a inclusão social e a diversidade. Mais informações sobre a mudança podem ser encontradas no box abaixo.

A nova proposta, que entrou em vigor já no início de 2023, oferece aos estudantes uma oportunidade única de se concentrar em atividades e rotinas que visam aprimorar habilidades técnicas e comportamentais, complementando seus programas de graduação.

“Um advogado terá todo o tempo de sua carreira para investir no seu desenvolvimento profissional em um escritório de advocacia, mas o aprendizado dos bancos da faculdade e a vivência acadêmica são experiências únicas e insubstituíveis. Entendemos profundamente a importância dessa etapa e, por isso, nosso objetivo é que a passagem desses estudantes pelo escritório complemente sua formação acadêmica, profissional e humana”

Ana Carolina Nomura
Sócia

Em 2022, o programa Jovens talentos recebeu 140 estagiários, distribuídos em 20 práticas, para uma imersão completa na cultura do escritório, a partir de um processo seletivo intenso que contou com 3.045 inscritos. Entre as novidades da 7ª edição, além dos estagiários em formato híbrido de trabalho em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília, pela primeira vez, tivemos participantes com atuação 100% virtual em diferentes cidades, o que expande nosso potencial de disseminar e fortalecer as bases do Direito.

Novo programa Jovens talentos

Redução da carga horária de seis para cinco horas diárias, em formato híbrido.

As horas de estágio não são mais cobradas dos clientes, justamente por serem dedicadas exclusivamente ao desenvolvimento dos estudantes.

Há vagas afirmativas, destinadas a estudantes negros, ex-estudantes de escolas públicas, membros de famílias com renda de até três salários mínimos e participantes de programas de incentivo educacional, como ProUni e FIES.

Licença de 15 dias para a preparação para as duas fases do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Estagiários passam a ter assentos no comitê de sócios criado exclusivamente para acompanhar o programa.

Como o estágio gera expectativas com relação ao futuro profissional, passamos a fazer a sinalização antecipada sobre a efetivação.

Um Soma talentos ainda mais inclusivo

Durante o ano, também inovamos e evoluímos o Soma talentos, iniciativa que busca promover um ambiente de trabalho mais inclusivo para profissionais negros, oferecendo mais oportunidades para avançar em suas carreiras. A nova estratégia do programa contemplou não só a contratação de estagiários, mas também de advogados negros como uma forma de acelerar a chegada de talentos diversos a níveis de liderança.

Criado em 2019, o Soma talentos chegou à quarta edição e é considerado uma iniciativa pioneira no mercado jurídico.

“Essa responsabilidade com o outro e com a sociedade sempre foram pilares do Mattos Filho. A expansão de projetos como o Soma talentos é um caminho muito natural e significa que a iniciativa está dando certo. Quanto mais pudermos investir nesse caminho, mais rico será o repertório que temos a oferecer aos nossos clientes e aos times que atuam ao nosso lado”

Gabriela Lemos
Sócia

A missão de renovar nossos programas está relacionada a um objetivo mais amplo, que demonstra nosso olhar constante para uma evolução em todas as fases da carreira do advogado.

A reformulação do estágio aconteceu paralelamente a um processo de evolução das atividades dos advogados. As medidas preparam os profissionais para uma carreira de novas exigências e um mercado de transformações aceleradas. No caso de advogados seniores, por exemplo, fortalecendo seu papel na gestão de profissionais mais novos.

Realizamos um estudo de revisão de carreira e organizamos um modelo que reduz o tempo médio para um profissional se tornar sócio, estimulando, por meio de engajamento no escritório e do compromisso de longo prazo com nossos clientes, a construção de um legado ainda mais sólido no segmento jurídico.

“A visão do Mattos Filho está vinculada à nossa capacidade de continuar a ter as melhores pessoas, com aspirações e características distintas em um mundo que muda rapidamente. O mercado exige profissionais com diferentes habilidades, desde as técnicas até as comportamentais. Os clientes nos pedem por pessoas com perfis diversos. Além do foco em gestão de pessoas, o novo cenário requer o domínio da gestão de negócios, capacidade de antecipar as áreas de investimento das empresas. Em meio a tantas possibilidades, é preciso evoluir a forma de pensar e de agir de modo muito equilibrado”

Thiago Sombra
Sócio

Investimento em aprendizado para a formação de nossas lideranças

A atividade jurídica se desenvolve rapidamente, exigindo novas visões, habilidades e experiências. No último ano, comemoramos 10 anos de nosso programa Making partner, que prepara advogados seniores para se tornarem sócios. É por meio de projetos como esse que promovemos uma cultura que valoriza o aprendizado – não como uma via de mão única, mas como ambiente de trocas, onde profissionais de todos os níveis têm opções específicas de crescimento de acordo com seu grau de experiência e momento no escritório.

A partir do Making partner, selecionamos um grupo de 28 advogados para participar da segunda edição do curso Escola de negócios. O modelo in company é realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e durante um ano e meio apresenta 11 disciplinas, que vão de pessoas e organizações a finanças e estratégia.

Ao longo do ano, ainda promovemos as trilhas do Being Partner, programa voltado a sócios no início de sua carreira dentro do escritório e o Making Lawyer, para estagiários e trainees da área técnica.

Em 2022, também alcançamos o número de 132 sócios e um recorde: a promoção de 13 advogados à sociedade, o que reflete o nosso objetivo de ser um escritório de oportunidades.

“Sempre tivemos um olhar pioneiro para dialogar com as necessidades de cada momento sem perder de vista a nossa cultura. Quando um dos nossos profissionais se torna sócio, temos a confirmação de que estamos no caminho certo. Isso quer dizer que o Mattos Filho atraiu, reteve e formou essa pessoa, contribuindo para a evolução da sua carreira. Esse profissional está pronto para refazer o ciclo, ajudando outros a completar suas próprias jornadas e impulsionar as transformações que desejamos”

Alessandro Fonseca
Sócio

“O aumento no número de sócios é resultado do crescimento e do terreno fértil para oportunidades que o nosso escritório oferece. No Mattos Filho, todos os profissionais têm espaço para aprender, se desenvolver e crescer. É nesse ambiente empreendedor, colaborativo e inovador que novas ideias surgem e, com elas, novas demandas, novas possibilidades de negócio para que o escritório seja um parceiro cada vez mais estratégico”

Fabio Romero
Diretor financeiro e de Operações

Nossas pessoas e a construção de um legado

O programa Jornada consolidou-se em 2022 como um espaço para dialogar com as áreas de negócios, com objetivo de avançar em projetos de melhoria no âmbito da gestão de pessoas e na maneira como os profissionais se integram aos nossos valores.

O processo, conduzido em parceria com uma consultoria externa especializada em psicologia empresarial, envolveu conversas individuais e respostas a questionários que geraram insights, seguidos de um diagnóstico sobre nossa atuação. Baseados no documento, sócios e gestores da área de Desenvolvimento humano estabeleceram parâmetros e entregaram planos de ações para uma gestão mais humanizada do negócio, aliada à performance, colaboração e bem-estar.

Para fortalecer o compromisso das lideranças e o caminho a ser traçado, oferecemos feedbacks detalhados para os sócios, workshops para intensificar as ações e mentorias nas quais foram abordados temas de gestão de pessoas, fundamentais para a construção do nosso legado.

O que já era uma cultura do escritório, com profissionais que costumam procurar uns aos outros para conversar sobre temas diversos na relação de mentores e mentorados, consolidou-se através de encontros promovidos pela área de Desenvolvimento humano com o programa de Mentoria. Em duplas, os perfis previamente analisados pela área se reúnem uma vez por mês para a escuta e a troca genuína de experiências.

O modelo institucionalizado favorece a organização dos encontros, a periodicidade e o acompanhamento de sua evolução, incentivando não apenas a prática da mentoria, mas a criação de um ambiente de empatia, em que se está disponível e constantemente aberto para ouvir e compartilhar.

“Com essas oportunidades de aprendizado, queremos empoderar o profissional – seja ele advogado ou sócio – para que possa construir a própria carreira, contribuir para a carreira dos demais profissionais e, dessa maneira, ser responsável pela evolução do Mattos Filho como um todo. Com o passar dos anos, o mercado já não é mais o mesmo, o conhecimento não é mais o mesmo e as nossas pessoas precisam se atualizar dentro dessa dinâmica. Nesse cenário, procuramos fazer do nosso profissional um protagonista da transformação, sempre preparado para gerar impactos positivos”

Nilton Mattos
Sócio

Porta-vozes
deste capítulo

Adriana Toffetti
Gerente sênior de Saúde, Ambiente e Compliance
Fabio Romero
Diretor financeiro e de Operações
Nilton Mattos
Sócio
Renata Maiorino
Diretora de Desenvolvimento humano
Thiago Sombra
Sócio